terça-feira, 10 de maio de 2011

Primeira aula de Stencil

Desenho, Stencil e Aerografia
AULA1 - STENCIL - Apresentação, teoria e desenho das máscaras. Aula ministrada por Edwiges.


O que é o Stencil?

Autores datam a origem do stencil em torno de 500 a.c. em países orientais como a China e Japão. Os Fenícios inclusive, faziam uso da técnica para estampa em tecidos. Com o decorrer do tempo o stencil foi assumindo diversas utilidades. Na Segunda Guerra foi usado em intervenções urbanas como forma de propaganda. (StencilArt. <http://stencil-art.blogspot.com/2008/01/histria.html>. Abr 2011.)

O stencil é uma técnica que consiste no uso de papel vazado (máscaras) para produção de estampas em variadas superfícies.
Nas manifestações do stencil, comumente presenciamos expressões de cunho político e social. Banksy é um artista britânico cujo nome tem destaque na arte do stencil. Seu trabalho é marcado por pequenas intervenções que geram grandes repercussões. Banksy faz uso da sua arte para estampar nas ruas sua forma de ver o mundo.
O stencil, assim como a gravura, se caracteriza pela possibilidade de repetição, ou seja, você pode usar a mesma máscara várias vezes, imprimir várias vezes o mesmo desenho. Contudo, não significa que você estará meramente repetindo o trabalho, a cada estampa você pode mudar cores, combinações, ideias e estratégias de como fará uso da máscara. Como arte de rua, o stencil, bem como o grafitti, tem por característica interagir com o meio em que é inserido. Portanto pense ao elaborar sua imagem para o stencil, pesquise, busque referências e tenha em mente o lugar e o que você pretende fazer que irá dialogar com aqueles que olharem para sua obra. Procure atribuir sentido, significado ao seu stencil.


Alto Contraste

















Celso Gitahy
Ozi
Banksy


TR853-1




























































Sr. X














Para conhecer mais, acesse:

Site do Alto Contraste, com quem aprendi a fazer stencil:

Outros:

Vídeo



Qual o Material?

Para nossa aula usaremos:
Ideias, criatividade ;)
Papel 180g/m² para feitura das máscaras ou similar
Lápis para desenho ou caneta preta
Tesoura e estilete
Esponja, pincéis e tinta acrílica ou similares
Sprays diversas cores
Papel como suporte para impressão das máscaras, A3 ou maior

 
O processo

Sobre o papel de 180g/m² você precisará ter um desenho. Esse desenho deve preferencialmente ser de sua criação, ele pode ter ou não muitos detalhes. Estes desenhos podem ser também letras, símbolos, etc. Desenhos simples e formas geométricas podem se tornar texturas para uso em composições. Feito o desenho, você irá vazar a máscara, ou seja, irá recortar e retirar todas as linhas e conteúdos desenhados em preto. No lugar do desenho ficará o vazado pelo qual o desenho se formará novamente quando for usar sua máscara. Se o seu desenho for silhueta, recortar será simples. Contudo, se tiver mais detalhes, não esqueça de deixar pontes(1) quando necessário. Recortada a máscara, agora você irá aplicá-la sobre uma superfície que pode ser parede, tecido, tela, ou qualquer outro suporte viável. A tinta para a impressão pode ser o spray, esponja e tinta ou mesmo o aerógrafo. 

(1) Pontes: São pequenos pedaços de papel que como pontes ligam partes do papel recortado para que peças não se soltem do stencil.

Veja também: 


Imagens da aula de stencil


Após a aula teórica, as alunas foram convidadas a criar uma primeira máscara simples para o treino do corte.

"Aula para se ver o outro lado, do outro lado, do outro lado. Assim é uma lição de vida! Assim se faz uma ótima aula e se leva algo para o coração! " (Mariangela)



Fotos da aula: Tânia e Edwiges

________________________________________________________________________________________________________




Nossa colega de sala Raquel Celestino também participou da aula e nos mostra como tem feito uso do novo conhecimento.


 




Um comentário: